top of page
Buscar
guicustodio09

Moana 2: artista 3D brasileiro revela como deu vida aos personagens do filme.

Yan Blanco trouxe sua marca artística a um caranguejo e ao porco irritadiço Bua — figura inédita na nova animação da Disney. Confira entrevista exclusiva que ele deu à GALILEU



A sequência de animação Moana 2, da Disney, que chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (28), acompanha a jovem heroína em uma nova aventura ao lado do semideus Maui. Três anos após a última missão, os personagens vão tentar quebrar uma maldição lançada na ilha do Pacífico Sul Motonui, que impede a união de diferentes povos existentes em outras ilhas.

Conheça a artista brasileira que participou da produção de 'Moana'


Antes de embarcar no mar, Moana recruta um grupo exótico de marujos que também vivem na ilha Motonui. Os guerreiros vão encontrar muitos monstros e feitiços ao longo do caminho.


Seja bem-vindo, Bua


A continuação do filme conta com a presença de novos personagens, incluindo Bua, um porco mais velho e mais expressivo do que o Pua — animal de estimação da Moana. O novo mascote foi produzido com a participação de Yan Blanco, artista 3D brasileiro. “Ele [Bua] é pego por umas personagens que pintaram umas manchinhas nele com tinta ou com terra", diz Blanco, em entrevista à GALILEU.


Para criar Bua, o artista de Ribeirão Preto (SP) contou com uma série de inspirações. "Durante o desenvolvimento desse personagem, a gente recebeu dos diretores de arte imagens de referência de como ele ia ser, como, por exemplo, fotos de um porquinho na lama, para ver como essa lama se comporta no pelo de um animal”, conta.


Quando a textura do pelo do bicho está molhada, sua característica é diferente, explica Blanco. Com base nas imagens e em feedbacks de supervisores da animação, a equipe traça alguns caminhos para retratá-lo. "Acaba sendo essa troca de conversa entre supervisores e diretores de arte", resume o profissional. "Depois de várias mudanças e tentativas, vamos alcançando a proposta que os diretores passaram”.


Embora, no contexto do filme da Disney, os personagens tenham que ter uma aparência fofa, o brasileiro conseguiu marcar em Bua um dos seus traços mais fortes como artista. “Eu gosto de fazer personagens que tem esse semblante de estarem cansados ou irritados: é um tema que eu gosto bastante de explorar. Então, esse porquinho [Bua], ele destoa um pouco do porquinho original, e é legal ver esse contraste”, revela o artista.


“O Pua é um pouquinho que acompanha a Moana na jornada, e ele é todo fofinho, alegre, empolgado. O outro porquinho que aparece [Bua] é o oposto, então ele tem uma carinha de irritado, cansado, ele não quer estar ali, ele está incomodado porque pegaram ele para pintar a cara e o pelo dele”, descreve.


A foto a seguir, compartilhado no Instagram, mostra em detalhes como ficou a aparência de Bua:

Yan Blanco é conhecido por renderizações de personagens icônicos dos desenhos infantis com expressões de cansaço e irritabilidade. Por exemplo, ele criou versões artísticas do rabugento Lula Molusco, do desenho Bob Esponja; e ainda o personagem do Rick Sanchez, de Rick e Morty, que é retratado com insônia e fumando um cigarro. Além disso, a partir de suas impressões, ele recriou também personagens como a porquinha Peppa Pig e do próprio Bob Esponja. As produções parecem uma versão adulta dos tempos modernos. Veja abaixo.


























As expressividades dos personagens em 3D é uma característica marcante do artista e, por isso, muitas pessoas comentaram que Bua lembrava realmente o estilo de Blanco. “Enquanto a gente trabalhava nele [o porquinho Bua], ouvi muitos comentários do tipo ‘pô, ele é bem a sua cara mesmo, esse personagem que está com uma cara de irritado e não está feliz com a situação”, recorda.


Uma nova Moana


A caracterização dos principais personagens de Moana sofreu poucas mudanças, porém perceptíveis. Em Moana 2, a jovem protegida pelos mares está com cabelos mais longos, mais velha (assim como seus pais) e com outra roupa. "Eu acho essa diferença sutil, mas acaba ajudando a melhorar a comunicação com o público, para eles perceberem que agora ela está mais madura”, afirma Blanco.


0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page